2011/11/28

Anta da Melriça #1

Castelo de Vide [2010.11.01]
Canon 450D; ISO 100; f/4; 1/500seg; 21mm
.
2011.189

5 comentários:

  1. Sendo tu um rapaz ligado à história, porque não uma pequena explicação sobre o que são as antas?
    ;-)

    É caso para dizer que esta anta está presa por «um fio».

    ResponderEliminar
  2. Caro Remus, as antas eram um estádio que existia para os lados do Porto. Agora, está lá um estádio que tem o nome de um animal mítico que não é nem um unicórnio nem um grifo. Não é feio, pelo contrário, a sobriedade dá-lhe um toque distinto, mas não tão grande como o da nova luz... só há uma coisa em que é melhor que a minha rica catedral (agora melhor apelidada de inferno): no dragão, ligar o sistema de rega não implica desligar as luzes... pelo menos não podem dizer que o Benfica não tem modos criativos de dar 'banhadas' ao Porto...

    André M.

    ResponderEliminar
  3. Agora a sério. Antas são antigos túmulos. Esta estrutura era depois coberta com um monte de terra a que se chama de mamôa. Algumas ainda se conservam em relativo bom estado. Esta só tinha a câmara. A mamõa e o corredor de acesso já foram!

    Andre M.

    ResponderEliminar
  4. Nem me fales no FCP... Estou triste e devias respeitar o meu luto.
    :-P

    ResponderEliminar
  5. Também gosto muito de antas e outros monumentos megalíticos, por isso ando sempre à procura. Esta é uma das que conheço.
    Da última vez que lá fui, havia uma linha eléctrica ali por perto que estragava completamente a fotografia da anta, quando vista de um dos lados.

    Carlos Sereno

    ResponderEliminar