2011/04/11

As coisas e os porquês

 
Copenhaga, Dinamarca
Canon EOS 450D; ISO: 100; Exposição: 1/160 seg.; Abertura: 5.6; Extensão focal: 55mm
.
Esta estátua está, penso eu, no imaginário colectivo de grande parte das pessoas. A pequena sereia, foi colocada - paga pelo dono da Carlsberg, acho eu - junto ao 'mar/rio/canal', em cima de uma rocha, e representa o momento do conto de Hans Christian Handersen em que a pequena sereia (que a Disney chamou de Ariel, mas o autor não deu outro nome senão pequena sereia) se transforma em mulher e a sua cauda se transformou em pés... A história é triste e feia... a não ser que vejam a versão da Disney, aquilo tem pouco de infantil segundo os parâmetros actuais.
Mas não é por causa disto que coloquei esta foto. A estátua é o chamado grande flop. Ao género do que dizem ser a Mona Lisa... é um caganito. Está enfiada num local recondito... anda-se bastante para lá andar e depois é isto. O 'Símbolo' da cidade é quase impossível de saír bem numa foto. Primeiro, tem como pano de fundo um complexo industrial; Segundo, basicamente fica em contraluz o dia todo, o ano inteiro; Terceiro, como os turistas não vão equipados com reflectores e tal, torna-se complicado tirar fotos correctamente iluminadas, especialmente quando o canal atrás está coberto de gêlo.
Mas nem tudo é mau... deu para apanhar uns cisnes a voar atrás da sereia... se olharem com atenção eles estão lá.
Agora entendo o porquê dos postais serem TODOS montagens... 
.
2011.064

2 comentários:

  1. NOTA: A imagem foi editada, claro. Senão a sereia aparecia muito, muito escura. Utilizei a função de simular flash de enchimento, mas isso implicou a perda de qualidade de imagem sobretudo nas zonas que estavam mais escuras, ou seja, na barriga e peito da sereia. Este último, a título de curiosidade, parece-me um pouco volumoso para uma estátua que supostamente representa uma sereia acabada de fazer 16 anos... mas como naquelas banda são arraçadas de valquírias, tudo é possível.
    Outra curiosidade, não sei como era o escultor que fez a pequena sereia, mas olhando para a estátua podemos saber como era a sua esposa... foi ela que serviu de modelo para a estátua, daí o irrealismo do peito da sereia de 16 anos... há sempre uma explicação afinal...

    ResponderEliminar
  2. Desculpa lá. Mas acho que não andas a reparar nas raparigas de 16 anos que passam na rua!
    Aquele tamanho parece-me completamente bem ajustado a uma rapariga de 16/17 anos.
    É claro que nem todas as raparigas tem algo assim, mas que existe, lá isso existe.

    Agora que sei a história, de facto eles poderiam ter escolhido um melhor lugar para colocar a estátua. :-)

    ResponderEliminar