2008/11/25

... é base, fuste e capitel...

.
Esta foto é para a Helena... foi tirada em Évora ao chamado templo de Diana, mas que se pensa tratar na realidade de um templo dedicado ao culto imperial. As colunas são em estilo coríntio, um estilo originalmente grego mas mais utilizado na arquitectura romana do que na grega (aqueles romanos eram superiores mas depois iam copiar os outros todos...). Caracterizam-se pelos fustes (a parte 'importante' da coluna) com caneladuras muito marcadas e pelos capitéis decorados 'profusamente' com folhas de acanto... esculpidas claro, não sejam como uma colega minha que pensava que os gajos colavam folhas nos capitéis...

[nota: já tive que editar o texto... tinha um erro e tinha-me esquecido de uma palavra lá pelo meio]

3 comentários:

  1. Olá André
    Gostei muito deste enquadramento...
    E foi muito bem dedicada ;)
    Abraço.

    ResponderEliminar
  2. ola!:-)). muito obrigada pela dedicatória! pois estes romanos sao loucos (e uns imitadores acrescento eu!) como dizia o obelix! sabes que estas colunas não são tipicas romanas, nas romanas as colunas normalmente são lisas e as gregas é que têm nervuras. mas enfim, não seriamos o que somos hoje (como civilização europeia) se não fosse tudo aquilo que os romanos nos deixaram, não concordas? :-))

    ResponderEliminar
  3. Eu nao sei que tenho em evora....
    que d' évora me estou lembrando....
    Que Bela foto... se este templo falasse....
    beijinhos
    Josefina

    ResponderEliminar