2007/08/09

Aldeias de Xisto I


"Aldeias de Xisto", Aldeia da Pena, São Pedro do Sul, Abril de 2006
Sony DSC P200; ISO 100; Exposição 1/82s; Abertura do diafragma f5,6; Distância focal 6.7mm

.
A aldeia da Pena, junto a São Pedro do Sul, é uma aldeia serrana preservada, onde as casas mantêm a traça original e o xisto como material privilegiado para a construção. Um local de acesso extremamente difícil, a Pena fica no fundo de um vale com declives bastante acentuados, pedregosos e que exigem coragem aos condutores que se aventuram a passar as estradas que os cruzam.

Lá no fundo, encostada a uma espécie de cotovelo formado pelos montes, nasce uma pequena ribeira e, pouco mais à frente, rodeando a ribeira, nasceu a Pena.

Hoje a aldeia da Pena está preservada, integra um grupo de aldeias com características semelhantes que foram protegidas, nomeadamente na obrigatoriedade de manter o xisto como material de cobertura externa das paredes.

Atenção: o título que dei à série de fotos da Pena que irei partilhar aqui - Aldeias de Xisto - não deve ser confundido com o nome do circuito turístico homónimo, existente mais a sul na região do Pinhal Interior - ver página da rota das aldeias do xisto. Apesar de no referido circuito existir uma aldeia chamada Pena, essa situa-se no concelho de Góis, enquanto a que aqui retratamos se situa em São Pedro do Sul.

Sem comentários:

Enviar um comentário